viernes, 30 de marzo de 2012

Viviane


"Gato que brincas na rua"

Gato que brincas na rua
Como se fosse na cama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.

Bom servo das leis fatais
Que regem pedras e gentes,
Que tens instintos gerais
E sentes só o que sentes.

És feliz porque és assim,
Todo o nada que és é teu.
Eu vejo-me e estou sem mim,
Conheço-me e não sou eu.

Reflexão:

Neste poema o sujeito poético revela trsiteza e desolação por não conseguir abolir o viço excessivo do pensamento. O poeta afirma que gostaria de ser a ceifeira, com a sua “alegre inconsciência” – gostaria de sentir sem pensar; mas paradoxalmente, gostaria também de ser ele mesmo, ou seja, ter a consciência de ser inconsciente – o que ele deseja é unir o plano do sentir e o plano de pensar

A relação existente entre os dois poemas existentes no tema “a dor de pensar” apresentam um tema central idêntico: “a dor de pensar” provocada pela intelectualização do sentido. “Ceifeira” e “Gato” são símbolos de uma alegre inconsciência, enquanto Pessoa afirma para si uma espécie de trituração mental que o conduz a parte alguma – “o que em mim sente, ‘stá pensado!”

análise do poema

No hay comentarios:

Publicar un comentario